As regras de etiqueta à mesa foram surgindo ainda na Idade Média, no século 15 e, até hoje, elas são utilizadas em jantares e almoços sociais.
Mesmo que tenham uma longa data, às vezes as dúvidas surgem. Por exemplo, em relação a utilizar os talheres corretamente.
Assim, separamos um guia bem simples para você não ter mais dúvidas e arrasar na etiqueta à mesa – seja como um anfitrião ou como convidado.
Etiqueta à mesa: preparando a mesa da refeição
De modo geral, existem dois tipos de talheres: os talheres principais e os talheres de sobremesa.
Os talheres principais são utilizados nas refeições principais, o que pode incluir sopas, entradas, peixe e prato principal. Portanto, cada um desses pratos têm seus tipos de talher:
- Sopa: colher para sopa;
- Entrada: garfo para entrada e faca para entrada;
- Peixe: garfo de peixe e faca de peixe;
- Prato principal: garfo de mesa e faca de mesa.
Já os talheres de sobremesa dependerão do tipo de prato que será servido, mas podem ser compostos por colher, garfo e faca.
As regras de etiqueta à mesa dos talheres são simples.
Os talheres da sobremesa ficam dispostos na parte superior do prato na seguinte ordem (de baixo para cima, após o prato):
- faca (virada para a esquerda e com a ponta no sentido de dentro em direção ao prato);
- garfo (virado para a direita);
- colher (virada para a esquerda).
Já os talheres principais ficam dispostos nos dois lados do prato e devem ficar posicionados sempre na ordem de fora para dentro, de acordo com o prato que será servido.
- À esquerda, ficam o guardanapo e os garfos (o guardanapo também pode ser colocado em cima do prato);
- À direita, ficam as facas e as colheres. As facas devem estar viradas para dentro na direção do prato (o mesmo vale para a faca da sobremesa).
Por exemplo: se for servir pães, o correto é colocar uma faca de pão em cima de um prato de pão, que permanecerá logo acima dos garfos.
O resultado final é este aqui:
(Imagem: Reprodução / Blog Vamos Celebrar)
Quanto à utilizar os talheres corretamente, as regras de etiqueta à mesa definem que deve-se começar com os talheres posicionados de fora para dentro – acompanhando a ordem em que os pratos serão servidos:
- Entrada (sopa e/ou outro prato de entrada);
- Prato principal (peixe e/ou outro prato principal);
- Sobremesa.
Dica curinga: para facilitar a disposição dos talheres, pense que os nomes masculinos (o garfo e o guardanapo) ficam à esquerda. Já os nomes femininos (a faca, a colher e as taças) ficam à direita. Ficou mais simples, não é mesmo?
Leia também: Dicas de como fazer e servir água aromatizada.
Dicas extras de como utilizar talheres corretamente
Embora as regras de etiqueta à mesa digam que o garfo deve permanecer à esquerda e a faca à direita, pessoas que tenham dificuldades em manusear dessa forma podem, discretamente, trocar a disposição dos talheres no início da refeição.
Após a finalização de cada prato, existe um “código” que pode ser feito com os talheres, informando ao garçom alguns comandos:
- Enquanto a pessoa quer indicar que ainda está comendo, ela pode dispor os talheres em cima do prato, quase num ângulo de 45 graus.
- Para indicar que aguarda o prato seguinte, basta colocar garfo e faca em forma de cruz em cima do prato (faca fica por baixo).
- E para indicar que finalizou o prato, existem comandos que indicam que você terminou, que o prato estava delicioso, ou, ainda, que não gostou.
Confira a imagem abaixo:
(Imagem: Reprodução / Canal Incrível no YouTube)
E então? O que achou dessas regras de etiqueta à mesa em relação à utilização correta dos talheres? Quanto mais você praticar, mais simples e automático elas se tornarão!
Aproveite para conferir na loja virtual da Sottile Casa todas as nossas opções de talheres e demais itens que compõem uma mesa linda e sofisticada!
Espetacular. É triste saber que atualmente poucos se importam com educação e etiqueta. Vale o ditado: “Etiqueta se põe a mesa” É triste ver pessoas comendo como seres das cavernas. Em um restaurante é fácil saber quem tem etiqueta inclusive os próprios garçons. Isso independe de nível social más sim da educação. Educação também se conquista com esforço próprio, basta querer, ler e praticar.
Parabéns! Kauana. Vc faz a diferença.
Obrigada pelo texto maravilhoso que produziu e apresentou. Trazendo clareza e requinte para os leigos. Tinha duvidas com o termino da refeição. Com a imagem ilustrada agora pude ficar tranquila. Meus sincelos agradecimentos.
Nós que ficamos felizes em porder ter ajudado a esclarecer suas dúvidas. Caso ainda tenha algum, nos escreva e diga qual é! Produziremos um conteúdo específico, caso ainda não tenhamos, para atender sua necessidade, que poderá ser a de muitas outras pessoas.
Ótima matéria! Amei!
Muito bom pra estar sempre consultando e relembrar a etiqueta!
Já foi pro meu favoritos :))
😀
Que alegria ler seu comentário Pâmela.
Fique de olho, estamos sempre postando novidades!
Excelente, matéria e conteúdo. Me lembrou a aula de técnicas domésticas na sexta série!
Sensacional a posição dos talheres!
Você tem alguma dica ou material de como se segura cada um dos talheres?
Grato
Ficamos felizes por ter agradado e mais falizes ainda pelo seu feedback, Fernando.
Nesse momento não temos essa dica para te passar, mas vamos providenciar para o mais breve possível.