Comemoração, Décor, Decoração, Dicas, Inspiração

NO DIA DA DECORAÇÃO RENOVE SUA CASA

NO DIA DA DECORAÇÃO RENOVE SUA CASA

O Dia da Decoração, assim como o Dia do Designer de Interiores, também se comemora no dia 30 de outubro. A data é uma homenagem à arte de decorar e àqueles que trabalham como decoradores.

Os decoradores unem a paixão por design e arquitetura, transformando ambientes com criatividade e inovação. Seja em ambientes externos ou internos, esses profissionais são responsáveis por captar o desejo e aplicar a personalidade de cada cliente em casas, apartamentos, escritórios, festas e eventos.  

Entretanto, a comemoração não é destinada apenas aos decoradores profissionais. A data também pode ser comemorada por todas as pessoas que têm paixão por decoração e transmitem todo esse amor ao decorar espaços, desde residências até festas temáticas.

A decoração vai muito além da estética

A palavra decorar, por analogia, significa tornar mais agradável aos olhos; embelezar. Assim como decorar é guardar na memória; memorizar, gravar. Certamente a união desses significados se remete a arte da decoração: deixar agradável aos olhos, criando memórias e recordações no ambiente.

Lavabo Decorado e Iluminado
Projeto de Ilana Santiago | Foto: Fellipe Lima

Decorar é colocar a sua personalidade no cômodo, e isso vai muito além da estética. Ter um ambiente decorado é contar com praticidade, conforto e aconchego no mesmo lugar, introduzindo a a identidade daqueles que ali habitam, transformando a casa em lar.

Certamente um cômodo decorado não é apenas um ambiente bonito. Quando possuem a decoração correta, podem proporcionar a sensação de bem-estar e aumentar a qualidade de vida, além do melhor aproveitamento do espaço.

3 dicas de decoração para você aplicar

Aproveitando o Dia da Decoração, separamos algumas dicas para você se inspirar e colocar em prática na sua casa ou escritório.

Escolha as cores certas para o seu projeto

Projeto de Tulio Xenofonte | Arquivo pessoal

Assim como em outras áreas, na decoração de ambientes as cores também contam com significados e sensações. Por exemplo, as cores mais vibrantes transmitem alegria, já as mais neutras são ideais para espaços que precisam da sensação de aconchego e bem-estar. Por conta disso, é importante a análise da cor juntamente ao ambiente para que o cômodo tenha a sensação objetivada.

Um detalhe importante é equilibrar as cores do ambiente. Se você optar por paredes mais claras, pode investir em móveis e decoração mais coloridos visando a harmonia do ambiente.

A iluminação faz toda diferença

Projeto de Zalc Arquitetura | Foto: Nathalie Artaxo

O planejamento da iluminação, interna e externa, é fundamental para a decoração. Em ambientes de trabalho ou leitura, por exemplo, o ideal é apostar em paredes claras e móveis em tons neutros para que a luz natural se propague em todo o ambiente.

Explorar a iluminação natural, além de contribuir com a decoração, também é excelente para a saúde. O sol é o principal responsável pela produção de vitamina D, auxiliando na produção de endorfina que aumenta a sensação de bem-estar, melhora a qualidade do sono e diminui os riscos de depressão. Aposte em janelas amplas, claraboias e portas de vidro.

No quarto e sala de estar, as luzes amarelas são as mais recomendadas por conta da sensação de aconchego e um toque mais intimista.  Enquanto na cozinha ou escritório, as luzes brancas são as mais indicadas por serem estimulantes e aumentarem o foco.

Utilize plantas para decorar

Redecker + Sperb Arquitetura | Arquivo pessoal

Uma das tendências na decoração, as plantas são excelentes opções para complementar um cômodo. Em consequência da pandemia, onde por um longo tempo ficamos sem contato direto com aquilo que estava do lado de fora, trouxemos a natureza para dentro do nosso lar.

Além da aproximação com a natureza, as plantas também contribuem para a impressão de amplitude de um ambiente, trazendo a sensação de leveza e frescor. Você pode apostar em vasos maiores no canto do cômodo ou até mesmo um arranjo de flores em cima da mesa. Entretanto, lembre-se que existem plantas específicas para ambientes internos, escolha aquela que melhor se adapte à luz e conforme a sua disponibilidade de cuidados e manutenção.

Essa tendência de decoração, e até mesmo estilo de vida, é conhecida como Design Biofílico. A ideia é trazer uma decoração mais natural e, consequentemente, melhorar nossa qualidade de vida física e mental.

Encontre os itens de decoração mais desejados

Certamente na hora de decorar um ambiente, é necessário inspiração, criatividade e senso estético. Dessa forma, contar com profissionais que entendam do assunto e escolher os itens corretos de decoração para o ambiente faz toda a diferença.

Produção de Prataria St. James

Em nossa loja online você encontra itens escolhidos de forma criteriosa por nossa curadoria, sempre visando a praticidade e requinte. Acesse sottilecasa.com.br e garanta os objetos de decoração mais desejados.

Comentários

By Tais Carolina Werner

Comunicóloga, redatora publicitária, amante das palavras e sonhadora.

2 comments

  1. Este artigo sobre design de interiores é uma fonte rica de inspiração e conhecimento para quem busca aprimorar ou transformar ambientes. As informações detalhadas sobre os diferentes aspectos a considerar, desde a definição de conceitos até a escolha de cores e mobiliário, demonstram um entendimento profundo e uma abordagem abrangente dessa área tão importante. Além disso, as sugestões práticas e os exemplos de profissionais renomados oferecem insights valiosos para quem deseja explorar e expressar sua criatividade na arte de decorar espaços. Um verdadeiro guia para criar ambientes que cativam e encantam!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *