Cristal, Décor, Dicas, Taças

Decanter de vinho

Decanter de vinho

Decantar é livrar um líquido das suas impurezas. E, certamente, essa é a descrição perfeita para o decanter de vinho. O decanter enaltece as notas aromáticas e gustativas do vinho, além de desprender as partículas sólidas que podem ter na bebida. Nesse post iremos discorrer um pouco sobre a história do decanter de vinho, as principais funcionalidades do decanter, como e quando utilizar, dicas de limpeza e outros cuidados.

O que é o decanter

Em primeiro lugar vale resgatar um pouco da história do decanter. Por muito tempo as técnicas de filtragem do vinho não eram eficientes, acumulando partículas da prensagem ou fermentação das uvas. Diante disso, o principal objetivo do decanter, que se mantém até hoje, é separar os sedimentos da parte líquida do vinho.

Embora a quantidade de sedimentos nos vinhos ter diminuído, o decanter ganhou mais uma função. Como o recipiente aumenta a superfície de contato entre o vinho e o ar, o processo de oxigenação do vinho é acelerado. O que interfere positivamente para suavizar os taninos, além de evidenciar os aromas do vinho.

Os apreciadores de vinho sabem o quanto um decanter faz a diferença na degustação desta bebida. Ao utilizá-lo, o vinho pode respirar ou aerar, liberando assim os aromas e sabores mais sutis.

Como e quando utilizar

Caso você ainda não esteja adepto ao uso do decanter, é normal ter dúvidas de como e quando utilizar. Se forem vinhos com mais tempo de garrafa, o decanter auxiliará no procedimento da separação da “borra”, isto é, a decantação fará a separação dos sedimentos sólidos do líquido, proporcionando uma degustação sem interferência. O ideal para vinhos jovens é deixá-los descansar de 10 a 30 minutos. Se forem vinhos de guarda ou com mais tempo de garrafa, recomenda-se o descanso por mais de 30 minutos para que a aeração e decantação sejam mais precisas.

Também é importante lembrar que o decanter não deve ser utilizado em todos os tipos de vinhos. Devido a forma como o processo de oxigenação acontece, as características do vinho podem mudar e até mesmo prejudicar a degustação. Os vinhos brancos, por exemplo, são mais sensíveis à exposição ao oxigênio e a luz, por isso não servem o decanter. Assim como os espumantes, que podem perder as borbulhas ao decantar.

Já os vinhos tintos mais jovens e baratos, que são produzidos com dióxido de enxofre para conservação, podem desenvolver um aroma desagradável, similar ao de ovo. Nesse caso, o decanter acelera o processo de oxidação para eliminar esse cheiro. Deixe o vinho no decanter entre cinco e dez minutos para que as características da bebida não sofram alteração.

E por fim, o decanter também pode ser usado em vinhos especiais ou de guarda. Como esses rótulos costumam ficar armazenados na garrafa durante alguns anos, assim que são desarrolhados, algumas partículas precisam entram em contato com o oxigênio para ficarem mais agradáveis na degustação.

Dicas de limpeza

Decanter de Vinhos Strauss
Foto: Sottile Casa

Agora que você já conhece mais detalhes sobre como funciona o decanter, certamente também é importante saber limpar o recipiente adequadamente.

Primeiramente, para manter o decanter sempre limpo e translúcido, é importante nunca deixar os resíduos do vinho secarem dentro do recipiente. Sempre que não for possível limpar imediatamente após o uso, encha-o de água até o momento da limpeza.

Na limpeza utilize sempre água sem excesso de minerais, movimentado o decanter em círculos para a água ter contato com toda a superfície interna. A água quente, por exemplo, facilita a higienização.

Em caso de manchas de difícil remoção, você pode optar por objetos próprios para a limpeza de decanter, como escovas macias ou pequenas esferas de aço inoxidável. Nunca utilize detergentes ou sabonetes na limpeza, pois os resíduos podem reagir com os componentes do vinho, deixando a bebida com aroma e sabor desagradável.

Para secar adequadamente, há suportes próprios que deixam o decanter secando de gargalo pra baixo, sendo o ideal. E quando guardar, utilize sempre algo para fechar o bocal e evitar a entrada de poeira, por exemplo, folha de papel ou plástico filme.

Acesse nosso site e escolha o seu modelo preferido, além das várias opções de taças de cristal para tornar a sua degustação uma experiência memorável. Coloque em prática nossas dicas e marque @sottilecasa nas redes sociais.

Comentários

By Tais Carolina Werner

Comunicóloga, redatora publicitária, amante das palavras e sonhadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *