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BLACK FRIDAY: RENOVE A DECORAÇÃO

BLACK FRIDAY: RENOVE A DECORAÇÃO

Certamente a Black Friday é uma das datas mais aguardadas durante o ano pelos consumidores e lojistas. Originado dos Estados Unidos, o evento acontece tradicionalmente depois do feriado de Ação de Graças, na última sexta-feira do mês de novembro.

O principal objetivo é incentivar os consumidores a comprarem, ofertando descontos incríveis que não costumam surgir em outras épocas do ano. Como a promoção acontece no final de novembro, é uma ótima oportunidade de iniciar as compras/vendas para o Natal.

A Black Friday logo se popularizou no país norte-americano pelos preços absurdamente acessíveis. E devido a todo esse sucesso outros países ao redor do mundo, como Canadá e México, foram usando a mesma estratégia. Entretanto, no Brasil a primeira Black Friday aconteceu apenas em 2010, mas logo foi conquistando os lojistas e consumidores.

Como surgiu a Black Friday

A grande liquidação se tornou tradicional nos Estados Unidos durante o século XX, mas apenas a partir das décadas de 80 e 90 que ganhou o nome de Black Friday.

Em primeiro lugar é importante reforçar que o termo Black Friday não costumava ter a utilização para a sexta-feira de promoções, como estamos acostumados.

O termo “negro” foi usado durante muitos anos para retratar diversos tipos de calamidade. Por exemplo, em 1869, a palavra foi usada pela primeira vez quando dois especuladores, Jay Gould e James Fisk, tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Nova York. O governo americano foi obrigado a intervir para corrigir a situação, elevando a oferta da matéria-prima no mercado, entretanto os preços caíram e investidores tiveram um enorme prejuízo.

A segunda hipótese a respeito da origem do termo se dá na década de 1950. Onde a revista norte-americana Factory Management and Maintenance relatou que as pessoas estavam ficando “doentes” na sexta-feira depois do dia de Ação de Graças. A revista ainda fez uma comparação, associando essas pessoas com o “mal da sexta-feira após o Dia de Ação de Graças” com a peste bubônica. A comparação, em inglês, era parte de um jogo de palavras. Onde a Black Death (surto de peste bubônica do século XIV) se tornava a “Black Friday”.

E por fim, ainda há uma terceira possibilidade vinda dos policiais da Filadélfia. Esses, que trabalhavam na sexta-feira após o feriado, estavam indignados com a quantidade de pessoas que ficavam pelas ruas durante a sexta-feira e começaram a chamar o dia de “Black Friday”.

Black Friday no Brasil

A Black Friday chegou ao Brasil apenas em 2010. Mas foi em 2018 que a data bateu recorde de vendas, somando mais de R$ 2,1 bilhões vendidos durante o período de liquidação.

Entretanto, a fama da Black Friday nem sempre foi positiva no Brasil. A promoção levou a fama de “Black Fraude”, pois algumas lojas aproveitam a data para ofertas descontos que não são reais ou extremamente baixos.

Mesmo com todo o sucesso da promoção, ainda é importante ficar atento aos preços e descontos praticados. Com antecedência, analise o preço do produto que você pretende comprar durante a promoção. Anote todos os detalhes e compare com as condições aplicadas na Black Friday, analisando se promoção realmente está valendo a pena.

Também é importante analisar a veracidade de sites e e-mails recebidos, desconfie de descontos exorbitantes e lojas desconhecidas.

Vendas da Black Friday em 2021

Com o passar dos anos e até mesmo por conta da pandemia, o e-commerce vem crescendo de forma acelerada. Dados da NielsenIQ Ebit apontam que os e-commerces brasileiros venderam um total de R$ 4,2 bilhões entre a quinta e sexta-feira da Black Friday de 2021. Esse valor representa um crescimento de 5% nas vendas em relação a 2020. As categorias mais vendidas foram: Moda e Acessórios, Beleza e Perfumaria, Telefonia, Eletroportáteis e Eletrodomésticos.

Entretanto, o volume de pedidos diminui 9% em comparação com a promoção no ano anterior. Foram 5,6 milhões de pedidos realizados entre 25 e 26 de novembro, onde o ticket médio das compras subiu 16%, ficando no valor de R$ 753,00.

Essa redução de volume de pedidos se dá pela antecipação das promoções. Anteriormente as lojas focavam apenas na sexta-feira, agora as promoções já começam nos dias e semanas anteriores a data. Também de acordo com a NielsenIQ Ebit, entre 18 e 24 de novembro, o faturamento do e-commerce brasileiro cresceu 31% por conta das ofertas antecipadas.

A Cyber Monday, segunda-feira após a Black Friday, também tem um valor considerável de venda. Em 2021 gerou R$ 648 milhões de receita, 16% a mais comparado a 2020.

Importante reforçar que, por mais que a data no Brasil tenha grande expressão no e-commerce, as lojas físicas também aproveitam a data para aplicar valores promocionais.

Black November na Sottile Casa

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By Tais Carolina Werner

Comunicóloga, redatora publicitária, amante das palavras e sonhadora.

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