Dezembro é um mês especial, época de celebrar bons momentos em datas comemorativas bem importantes. Inclusive, no dia 15 de dezembro celebramos o Dia do Arquiteto e Urbanista. Para conhecer mais sobre a profissão arquiteto, conversamos com renomados nomes sobre carreira, projetos e tendências.
Qual a importância do arquiteto?
Certamente você já precisou de um arquiteto durante a execução de uma obra, mas você já parou para pensar na importância desse profissional? Segundo Ana Luiza Balistieri Abujamra, da Balistieri Arquitetura de Blumenau/SC, o arquiteto é um profissional que transforma os sonhos em realidade. É quem materializa os sonhos! Desenha, projeta ideias e traz a realidade tudo o que as pessoas um dia imaginaram.
O arquiteto é responsável em pensar como as pessoas se conectam com os espaços. E por meio da concepção dos espaços, o arquiteto mexe diretamente com o psicológico, hábitos e comportamentos das pessoas.
Amanda Saback e Ana Luiza Veloso, da Traama Arquitetura de Brasília/DF, complementam que o arquiteto proporciona uma vida mais confortável e melhor para as pessoas ao fazer um bom projeto. O qual deve valorizar a simplicidade das coisas, da luz e ventilação natural, ser livre de excessos e modismos, buscar contar em cada detalhe as narrativas e memórias de vida do cliente.
Arquitetos Entrevistados
Na opinião de Gilson Silva e Jessica Alves, que são sócios proprietários da Studio Mies Arquitetura e Interiores de São Paulo/SP, a graduação em arquitetura permite atuar em diversas áreas, por exemplo: fotografia, projetos arquitetônicos, projetos técnicos, projetos decorativos, paisagismo e diversos outros setores e áreas. Assim como toda profissão, tudo depende muito do profissional. É necessário estudar, se aperfeiçoar, escolher e se dedicar pela sua escolha. Assim como os resultados, dependem única e exclusivamente de seus profissionais.
O arquiteto Marco Antonio Medeiros, Florianópolis/SC, reforça que o arquiteto de interiores pensa no conjunto da obra, ou seja, planeja desde grandes espaços até os pequenos detalhes para deixar o projeto habitável e humanizado.
Por fim, a sócia de Ana Balistieri, Márcia Balistieri, destaca que atingir o que se chama de “morar bem” deve ser o objetivo central do trabalho do arquiteto. Eduarda Balistieri Abujamra também é sócia de Ana e Márcia e complementa “O arquiteto é responsável por conseguir reproduzir a essência e o estilo de vida de seus clientes em espaços que inspiram. Trazer mais qualidade de vida, conforto e praticidade.”
Por que contar com um arquiteto?
Certamente muitas pessoas ainda possuem essa dúvida ao iniciar uma obra. Entretanto, contar com o apoio de um arquiteto é fundamental para a execução de uma obra de sucesso. Marco Medeiros ressalta que a visão do arquiteto facilita a materialização dos desejos do cliente, de forma clara e segura. “Nosso papel vem para realizar sonhos e expetativas dos clientes.”
São incontáveis os benefícios de se contratar um arquiteto. Por exemplo: economia de gastos, otimização da estética do espaço, valorização do imóvel, indicação confiável de profissionais para a execução da obra, entre tantos outros. As sócias Ana Veloso e Amanda Saback ressaltam que para chegar em um resultado satisfatório, se passa por inúmeras etapas em uma reforma ou construção. É de fundamental importância que o cliente esteja acompanhado, não só por um bom arquiteto, mas por uma equipe completa de bons profissionais como engenheiros, executores e lojistas, dispostos a ajudá-lo a passar pelo processo encontrando a melhor forma.
Motivos para contratar um arquiteto
Para Márcia, o principal motivo é o direcionamento que o profissional usa em todas as etapas do projeto. “Com minha experiência, já recebi depoimentos de clientes que não seguiram as nossas orientações e ficaram frustrados com o resultado, reconhecendo isso. Portanto, deve haver uma troca entre profissional e cliente. Tudo muito ponderado e avaliado. Sendo assim, o resultado é aquele que sempre planejamos: sua casa deve te abraçar”.
Ana Balistieri reforça as palavras da mãe e ressalta que o arquiteto é fundamental para que a execução dos serviços ande perfeitamente de acordo com as especificações técnicas evitando gastos desnecessários.
Na visão de Eduarda Balistieri, o arquiteto é fundamental para que seja feito o melhor aproveitamento dos espaços à evitar retrabalho. “Para o projeto fluir é preciso confiar no seu arquiteto e ter empatia. Viver a completa experiência de ter um arquiteto. Gotamos que nossos clientes sintam toda essa magia envolvida.“
Em suma, Gilson Silva e Jessica Alves completam que não somente quando o arquiteto é o criador e desenvolvedor do projeto que faz tal diferença a contratação deste profissional para ter melhores resultados, mas também pela facilidade de criar, modificar e pensar em soluções imediatas que una a parte técnica, decorativa e funcional.
Tendências na arquitetura para 2023
Um dos assuntos que mais gostamos por aqui é tendência, principalmente na arquitetura e design. E, certamente, aproveitamos essa conversa para conferir aquilo que vai “bombar” em 2023.
Marco Medeiros notou que, após a pandemia as pessoas estão procurando mais por espaços de convivência, reconexão com a natureza e principalmente o uso de muita cor. A ligação da casa com o exterior por meio de plantas e com a luz natural também é uma das grandes procuras do momento.
Amanda Saback e Ana Veloso também pontuam o cenário pós pandemia. Nos últimos anos, vivemos momentos desafiadores e delicados que mudaram nossa forma de agir e pensar. Com tamanhos desafios à frente da nossa sociedade, a necessidade de nos conectarmos com nosso interior segue mais latente do que nunca. Certamente, 2023 se apresenta como uma nova etapa, que chega trazendo muita reflexão sobre como retomaremos a normalidade e como nos reinventaremos. “Acreditamos que esse ano virá acompanhado da valorização intensa do indivíduo e de suas particularidades. Nada de velhas fórmulas de estilos, 2023 pede foco na personalidade de cada um. Os espaços devem ser pensados em cada detalhe para que a pessoa se encontre ao olhar ao seu redor, se sinta bem, equilibrada e recarregue suas energias para enfrentar os desafios do mundo.”
Conexão com a natureza
Assim como, a arquiteta Márcia também destaca que uma das principais tendências é a conexão com o meio ambiente. “A ligação com a natureza vem acompanhada com a responsabilidade ambiental. Por isso, além de trazer elementos naturais, uma tendência fortalecida é a sustentabilidade. Formas dinâmicas e linhas orgânicas continuam com o intuito de trazer mais suavidade e delicadeza para os espaços. Texturas de madeira, sejam em móveis, painéis ou revestimentos também entram e ajudam a marcar o conforto.”
Por fim, Ana complementa que as formas orgânicas estão com tudo e seguirão firmes em 2023. Por exemplo: móveis com curvas, ilhas de cozinha arredondadas, cabeceiras com formatos inusitados e espelhos com formatos redondos e orgânicos. “O céu é o limite para a criação de itens super personalizados seguindo essa tendência que veio para ficar. Amamos desenhar peças diferentes para os nossos clientes. Além das tendências, em nosso escritório apostamos em itens atemporais e clássico, que perduram o modismo de algum período específico” reforça.
Considerações
Agora que conhecemos mais sobre a profissão do arquiteto, conseguimos perceber que seu conhecimento é de extrema importância para uma obra.
A Sottile Casa homenageia os arquitetos pelo seu dia, que merecidamente são lembrados. Não esqueça de conhecer a bio de nossos Arquitetos Entrevistados.
2 comments